nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free

Estudos Bíbicos

Banco de dados de Estudos Bíblicos
 
INVOCAR O NOME DO SENHOR  
             
      Imprimir    
             
      Enviar
 para
 e-mail
   
 
Visualiz.: 1628
ID: 1045
 


INVOCAR O NOME DO SENHOR

 

         O que significa invocar o nome do Senhor? Alguns cristãos pensam que invocar o Senhor é o mesmo que orar a Ele. Sim, invocar é uma espécie de oração, mas não é simplesmente orar. A palavra hebraica usada para invocar significa “bradar”, “clamar”, “gritar”. A palavra grega usada para invocar significa “invocar uma pessoa”, “chamar uma pessoa pelo nome”. Em outras palavras, é chamar audivelmente uma pessoa pelo nome. Embora a oração possa ser silenciosa, o invocar precisa ser audível.

         Dois profetas do Antigo Testamento ajudam-nos a ver o que significa invocar o Senhor. Jeremias nos diz que invocá-Lo significa clamar a Ele (Lamentações 3: 55- 56). Isaías nos diz que o invocar é tirar com alegria águas das fontes da salvação (12: 2- 6).

        

         INVOCAR O NOME DO SENHOR NO ANTIGO TESTAMENTO

         A prática de invocar o nome do Senhor começou na terceira geração da raça humana com Enos, filho de Sete (Gênesis 4: 26), e essa história prosseguiu ao longo da Bíblia com Abraão (12: 8), Isaque (26: 25), Moisés (Deuteronômio 4: 7), Jó (Jó 12: 4), Jabez (1 Crônicas 4: 10), Sansão (Juízes 16: 28), Samuel (1 Samuel 12: 18), Davi (2 Samuel 22: 4), Jonas (Jonas 1: 6), Elias (1 Reis 18: 24) e Jeremias (Lamentações 3: 55). Os  homens do Antigo Testamento não apenas invocavam  o Senhor; eles profetizaram que também outros O invocariam (Joel 2: 32;  Sofonias 3: 9;  Zacarias 13:9).

         Embora muitos estejam familiarizados com as profecias de Joel concernentes ao Espírito Santo, poucos perceberam que, para receber o derramamento do Espírito Santo, é preciso que se invoque o nome do Senhor. Por um lado, Joel profetizou que Deus derramaria Seu Espírito; por outro, profetizou que as pessoas invocariam o nome do Senhor. Essa profecia se cumpriu no dia de Pentecostes (Atos 2: 17a, 21). O derramamento do Espírito necessita da cooperação de nosso invocar.

 

                   PRATICADO PELOS CRENTES DO NOVO TESTAMENTO

         Os crentes do Novo Testamento, desde essa ocasião no dia de Pentecostes, praticavam o invocar o nome do Senhor. Enquanto Estevão estava sendo apedrejado até a morte, ele invocava o nome do Senhor (Atos 7: 59).

         Outras passagens bíblicas nos confirmam essa prática no Novo Testamento, como em Atos 9: 14; 22: 16; 1 Coríntios 1: 2 e 2 Timóteo 2: 22. Saulo de Tarso recebeu autorização dos principais sacerdotes para prender todos os que invocavam o nome do Senhor (Atos 9: 14). Isto indica que os primeiros crentes invocavam Jesus. Invocar o nome do Senhor era uma marca, um sinal de que eram cristãos. Se nós nos tornamos aqueles que invocam o nome do Senhor, nosso invocar vai-nos distinguir como cristãos.

         O apóstolo Paulo enfatizou a questão de invocar quando escreveu o livro de Romanos. Ele disse: “Porque não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (10: 12- 13). Paulo também falou sobre invocar o Senhor em 1 Coríntios, quando, ao destinar a carta, identificou-se  “com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1: 2). Além disso, em 2 Timóteo, ele disse para Timóteo seguir as coisas espirituais com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2: 22). Por esses versículos podemos ver que, no primeiro século, os cristãos praticavam bastante o invocar o nome do Senhor.

         Evidencia-se assim que, ao longo do Antigo Testamento, bem como nos primeiros tempos da era cristã, os santos invocavam o nome do Senhor. Como é lamentável que isso tenha sido negligenciado pela maior parte dos cristãos por tanto tempo! Cremos que hoje o Senhor está restaurando a prática de invocar Seu nome para que desfrutemos as riquezas de Sua vida. Ó Senhor Jesus!

 

TEXTO EXTRAÍDO DA COLUNA: “OS FUNDAMENTOS DA VIDA CRISTÔ, DO JORNAL ÁRVORE DA VIDA Nº 221, PERIÓDICO PERTENCENTE À ASSOCIAÇÃO ÁRVORE DA VIDA.

 

 



Portal de conteúdo dinâmico www.gaj.com.br
Tecnologia para Evangelização
Todos os direitos reservados.
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas